Ponto de Vista

O verdadeiro clima do Natal

O fato é que o Natal está se paganizando a cada ano, tornando-se uma festa do consumismo

Por: Valmor Bolan, professor e doutor em Sociologia

É certo que o tempo está correndo cada vez mais rápido. Os dias e meses passam céleres. De repente, a gente se dá conta de que já estamos na época do Natal. O ano passou, e muito rápido. Por isso precisamos estar mais atentos e procurar viver melhor cada dia, cada momento, fazendo o melhor possível. E já que o "fim do mundo" foi cancelado, vamos nos preparar para um Natal e uma passagem de ano, com a esperança que dá vida, cultivadora dos bons valores.

O fato é que o Natal está se paganizando a cada ano, tornando-se uma festa do consumismo. O Papai Noel se tornou a personagem mais falada, mais desejada pelas crianças, mais aguardada. Não se espera mais o nascimento do menino Jesus nos corações, para recordar o acontecimento magno da história da humanidade, que dividiu em antes e depois, a partir da memorável noite de Belém. O Natal precisa deixar de ser vivido de modo pagão e especialmente os cristãos devem retomar seu sentido verdadeiro, com seu significado pleno de esperança e de alegria, pois, enquanto cristãos, sabemos que Jesus Cristo, "verbo feito homem", nasceu humilde na manjedoura e deu a vida por nossa salvação, e que Ele retornará (ninguém sabe quando, mas voltará em poder e glória). O Natal, portanto, deve ser vivido como recordação da luz salvífica que veio ao mundo, e preparação de sua volta, para o juízo de tudo e de todos.

Cristo é a referência do Natal, e também da Páscoa, estas grandes festas cristãs, que celebramos sempre com alegria, pois tanto uma quanto a outra afirma a vitória da vida, a presença de Deus na história e na vida de todos nós, confirmando o que o próprio Jesus disse aos seus apóstolos: "céus e terra passarão, mas a minha palavra não passará". Vivamos então este Natal de modo diferente, menos apegado aos apelos do consumismo e mais voltado para o essencial. Descubramos o verdadeiro sentido da caridade, e nos aproximemos daqueles que necessitam de nós, de uma palavra amiga, uma presença afetiva, um apoio solidário. É assim que fazemos acontecer um Natal mais de acordo com a vontade de Deus. Por isso, tenhamos um Natal abençoado, colocando Cristo como motivo principal de nossa celebração. Dessa forma, o clima do Natal vai contagiando e nos fazendo verdadeiramente felizes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A Princesa que sonhei - Parte V

Próximo

A assustadora violência às crianças e adolescentes por causas externas

Deixe seu comentário